Sintramfor esclarece mudança na data de pagamento da complementação do piso da enfermagem
Em reunião com o prefeito Eugênio Vilela e com servidores da enfermagem, na manhã de hoje, o Sintramfor buscou esclarecimento sobre a mudança na data de pagamento da complementação do piso da categoria. O presidente do Sindicato, Natanael Alves Gonzaga, expôs que pagamento que vinha sendo feito até o dia 15 de cada mensalmente, neste mês não foi pago ainda, o que deixou os servidores insatisfeitos e cobrando do Sindicato explicações. Sem saber o motivo do atraso e sem nenhum comunicado da Secretaria de Saúde, o Sintramfor não pode responder aos servidores. No entanto, imediatamente, o Sintramfor agendou a reunião com o prefeito.
Também presente no local, o secretário municipal de Administração, Juliano Gonçalves, esclareceu que devido ao cumprimento de regras do E-social, programa pelo qual se presta as informações da folha de pagamento, não é mais possível fazer o pagamento até o dia 15. Ele destacou que para cumprir as regras e prazos estabelecidos pelo programa do Governo Federal, o pagamento terá que ser feito sempre junto com a folha mensal, como ocorre em outros municípios.
Juliano informou que há a possibilidade de pagamento dos complementos de abril e de maio na folha de maio, isso caso o Governo Federal repasse o recurso até o próximo dia 20 e a Secretaria tenha tempo suficiente para inserir as informações na folha do mês. Se isso ocorrer, o pagamento passará a ser feito na folha do próprio mês de repasse do recurso do Governo Federal para o Município.
Entenda
A complementação do piso da enfermagem é paga com recursos repassados ao Município pelo Governo Federal, de modo que o Município só pode fazer o pagamento após receber o recurso de cada mês. Além disso, a Secretaria tem prazos pré-estabelecidos para fechar a folha de pagamento e prestar as informações da mesma ao Governo Federal. Juliano explicou que para cumprir as obrigações, o pessoal da Secretaria está trabalhando além da jornada e para que o Município não sofra multas relacionadas a atraso na prestação de informações da folha.
Mediante a cobrança de informações e o questionamento sobre o porquê não foram avisados sobre o atraso do pagamento, Juliano disse que essa comunicação teria ficado a cargo da Secretaria de Saúde.
Prejuízo
Ainda durante a reunião foi cobrado do prefeito a correção de informações sobre os benefícios da categoria que foram prestadas erradas ao Governo Federal quando iniciou-se o pagamento do piso e que resultou na perda de aproximadamente R$2 mil para cada um. O prefeito pediu que o Sintramfor oficialize o pedido para encaminhamento aos setores responsáveis e verificação da possibilidade de correção. Imediatamente, o Sintramfor providenciou o ofício solicitado pelo prefeito.
Participaram da reunião
O presidente do Sintramfor, Natanael Alves Gonzaga, a vice-presidente, Evangelina Santos, a assessora de comunicação Lenir Campos/Alô Marketing, e os servidores Micheline Anisia de Souza, Jorge Duarte Medeiros Sobrinho, Deise Justino de Sousa, Perpétua Maria Costa, Lucimara Viana e Ismael Pereira.